~#Fotos Post Mortem#~

14/01/2011 15:12

"Nessa foto pai e filho ambos estão mortos"

O luto é uma coisa estranha, e em diferentes culturas. Mas há uma razão para as pessoas aprenderem , sobretudo, com morbidade e mortalidade, e um deles é tirar fotografias para lembrar um momento triste como este A Morte:

 Estas fotografias foram um aspecto comum da cultura americana, uma parte do processo de luto e memorial. Muitas famílias  eram orgulhosos por essas  imagens e as penduravam em suas casas, enviavam cópias para amigos e parentes, os quais as usavam como medalhões ou levavam-nas como amuleto de sorte nos bolsos.Os americanos do século XIX, sabiam como responder a essas imagens. Hoje, não existe culturalmente resposta normativa para as fotografias Post Morten.

"A moça do centro está morta"

 

No século XIX, era comum que as pessoas ao morrer fossem fotografadas para parecerem  vivas, eram criados cenários e armações de madeira para serem colocadas por baixo das roupas dos falecidos dando a elas um aspecto natural e vivaz, o que  impressiona mais sobre essas imagens são duas coisas:

Primeiro, eles foram em sua maioria crianças, não s4e sabe se  isto é devido a uma maior tendência de os pais que queriam decorar uma criança que morreu ou se devido à taxa de mortalidade infantil ser terrível 150 anos atrás, embora o palpite seja que  ambos, mas com uma maior contribuição deste último.

 

Tudo começou quando a Rainha Victoria pediu para fotografarem um cadáver... dai por diante as familias passaram a fazer amesma coisa guardando para si uma mórbida recordação do ente querido. Em alguns lugares ainda se tem esse especie de costume, principalmente no interior.

Durante o século XIX, era bem mais comum.

Isso pode até parece mórbido hoje, mas naquele tempo, isso era um costume natural os álbuns dos mortos eram uma espécie de negação da morte ao mesmo tempo que tornavam-se coisas guardadas pela família para lembrar dos que se foram. Além disso, fotos nesta época eram um grande luxo. A fotografia em si era algo bem caro e funcionava como última homenagem aos falecidos.Dada a circunstância de fotografar a pessoa ainda fresca, eram criados verdadeiros cenários elaborados com composições muitas vezes complexas de estúdio para fazer os álbuns dos mortos e assim tornar  a morte menos dolorosa.

"Detalhe curioso dessa foto todas estão mortas"

 

Em outros casos, depois de instalado o rigor mortis, era necessário inventar situações complicadas para a foto ficar natural, isso envolvia colocar calços sob cadeiras e inclinar a maquina para que a cena se ajustasse a posição fixa do cadáver.

Para essas fotos o importante era fazer parecer que as pessoas estivessem dormindo ou vivas. Com isso, era comum fotos de grupos de mortos e também de pessoas vivas sentados fazendo poses com cadáveres. Grande parte das Fotos de bebês eram coloridas artificialmente para dar um tom de vida ao cadáver infante.

O mais estranho é que o site ebay  tem uma página de vendas dessas fotos...

 

[morte4.jpg]

[morte5.jpg]

Algumas fotos eram tiradas como se a pessoa estivesse dormindo, serenamente