~#A IGREJA DOS OSSOS#~

07/03/2011 16:40

Capela dos Ossos

Um dos lugares mais macabros e ao mesmo tempo fascinates do mundo é A Capela dos Ossos situada em Évora Portugal é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país a Capela fica na Igreja de São Francisco.
Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento) passaram a mensagem da transitoriedade da vida, logo na entrada se lê:

"Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos"

A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70m de comprimento e 11m de largura, com apenas três pequenas frestas do lado esquerdo por onde al uz pode adentrar.

No ano de 1870 um escultor local chamado Frantisek Rink usou toda a sua criatividade para dar um lugar definitivo aos ossos que se acumulavam pela capela começou a juntar os ossos compondo com eles as esculturas que passaram a decorar a igreja, estima-se que lá existam ossos de cerca de 40 ou 50 mil pessoas.

No local por volta de 1421 ocorreram muitas batalhas que acabaram destruindo parte do cemitério e obrigando assim a mudança de alguns ossos que foram depositados na capela. O sucesso do cemitério era tão grande que a constante retirada dos restos mortais para que novas pessoas fossem enterradas, foram se acumulando imensas pilhas de ossadas no interior da igreja, fazendo com que em 1784, por ordem do Imperador, o monastério e o cemitério junto fossem fechados.



As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolos rebocados de branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitetura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, e cornijas. Foi calculado à volta de 5000, corpos provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade.

A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.


É realmente um lugar cheio de mistérios, com tantos Crânios a observar quem entra e sai do local!
A imagem macabra dos esqueletos encrustados nas paredes por toda parte como se vigiassem os passantes curiosos, pretendem assim lembrar-nos  da transitoriedade da vida


Abaixo alguns poemas que podem ser encontrados nas paredes da capela!


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/54/Capela_dos_ossos_coluna.jpg/800px-Capela_dos_ossos_coluna.jpg

Poemas dentro da capela


~#Poema sobre as caveiras#~

As caveiras descarnadas
São a minha companhia,
Trago-as de noite e de dia
Na memória retratadas
Muitas foram respeitadas
No mundo por seus talentos,
E outros vãos ornamentos,
Que serviram à vaidade,
E talvez...na eternidade
Sejam causa de seus tormentos.


~#Poema sobre a existência#~

Aonde vais, caminhante, acelerado?
Pára...não prossigas mais avante;
Negócio, não tens mais importante,
Do que este, à tua vista apresentado.

Recorda quantos desta vida tem passado,
Reflecte em que terás fim semelhante,
Que para meditar causa é bastante
Terem todos mais nisto parado.

Pondera, que influído d'essa sorte,
Entre negociações do mundo tantas,
Tão pouco consideras na morte;

Porém, se os olhos aqui levantas,
Pára...porque em negócio deste porte,
Quanto mais tu parares, mais adiantas.

Este soneto é atribuído ao Padre António da Ascensão Teles, pároco da freguesia de São Pedro (na igreja de São Francisco) entre 1845 e 1848.

~#FONTE#~


https://2.bp.blogspot.com/-j1lh3sbaBio/TV9T75EZzPI/AAAAAAAAHco/9pBIgLioKDE/s1600/row.gif